segunda-feira, 30 de maio de 2011

Análise crítica semanas 7 e 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EL 511 Psicologia e educação
Profª Drª Heloísa de Matos Lins
Aluna: Natália Parpinelli
RA: 045513

Henry Wallon viveu na França num período muito conturbado: 2 guerras mundiais, o avanço do fascismo, revoluções socialistas, por isso não se ateve à sua formação em medicina; passou pela educação e depois à psicologia infantil.
Em sua teoria, Wallon dá foco às emoções e como elas podem influenciar o aprendizado nas crianças. Para as crianças, o professor é a figura do adulto representativo; é o detentor do conhecimento e sua mediação faz diferença no seu aprendizado. Segundo Leite (2006) “o sucesso ou o fracasso da aprendizagem tem claras implicações na autoestima do aluno, (...) dependem das condições facilitadoras ou não, que o aluno enfrenta no seu processo de aprendizagem”; e é de responsabilidade do professor fazer com que o objeto seja atrativo ao aluno, que o objeto faça parte da vida da criança.
A postura do professor em sala de aula é fator determinante no interesse do aluno para aquilo que é exposto.  A afetividade neste caso vem em mão dupla (tanto do professor pra com o aluno, como para com o objeto e vice-versa), pois o professor passa a ser espelho, referência e tende a ser imitado ou repudiado. Confesso aqui que em minha vida de aluna já imitei muitos professores, principalmente os de dança em seus gestos na dança e no ensino dela, assim como tenho em mim aquilo que não quero ser e a postura na qual não acredito ser correta por ter feito mal para meu desenvolvimento como artista.
Um exemplo que nos foi dado está no filme exibido em sala “O contador de histórias”. Nele a pedagoga se dedica na transformação do adolescente que passa a se identificar com o objeto e trazer para si uma nova realidade.
O professor sendo mediador do conhecimento e, consequentemente, do desenvolvimento da criança é quem pode determinar a qualidade da relação sujeito-objeto.
Bibliografia
LEITE, Sergio Antônio da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas – 1ªed – São Paulo, 2006.
Galvão, Isabel. Henry Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil – Petrópolis – Ed Vozes, 1995.

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