segunda-feira, 30 de maio de 2011

Análise Crítica - Afetividade

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EL 511 Psicologia e educação
Profª Drª Heloísa de Matos Lins
Aluna: Carla Renata Silva
RA: 059556

Wallon nos trás a afetividade como elemento do desenvolvimento e nos mostra sua relação com a aprendizagem. Para ele a formação do indivíduo se dá pela cognição, personalidade, afetividade e o aspecto motor. O autor divide o desenvolvimento em 5 etapas:  estágio impulsivo emocional , sensório motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial,estágio da adolescência. Estas etapas ocorrem num processo espiral, ora com predominância cognitiva ora com predominância afetiva, o que significa que a afetividade é um fator essencial para o desenvolvimento.

Porém, a afetividade resulta de experiências subjetivas e por isso é tão importante o papel do professor. A relação aluno – professor também é influenciada pela afetividade, portanto a postura e as atitudes do professor interferem na aprendizagem do aluno.
Outro ponto importante é a diferença entre afetividade e emoção. Para Wallon, emoções são apenas expressões do que ocorre biologicamente enquanto que a afetivida é complexa e pode ser relacionada com a apropriação de símbolos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Galvão, Isabel. Henry Wallon. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis. Vozes, 1995.

LEITE, Sergio A. da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. 1ª Ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2006.



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