domingo, 15 de maio de 2011

ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 5 e 6


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511I – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: OLAVO ANTUNES DE AGUIAR XIMENES RA: 063447
ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 5 e 6
            Segundo Vygotsky, a ponte de mediação por excelência do pensamento e da fala seria o significado das palavras (não confundir com sentido de uma palavra, que remete a experiências pessoais), pois este não se constitui nem somente como ato de fala nem somente como pensamento. Ora não sendo a filosofia nada mais que um complexo jogo de significados e de linguagem, parece-nos que o lugar privilegiado que a filosofia poderia assumir agora, uma vez que voltou ao ensino médio e fundamental, seria atuar nesse ponto de intersecção do pensamento e da fala, possibilitando ao aluno uma maior variedade de significados e um maior requinte no uso dos mesmos.

            Outro ponto interessante para além da diferença de perspectiva do Piaget e do Vygostky, é afirmação forte de que na filogênese, ou na história da espécie humana, o fator central para a ligação entre pensamento (que pode ser pré-verbal) e a linguagem (que pode ser pré-intelectual) é o trabalho, a ação específica da nossa espécie na natureza. Muito embora essa tese do trabalho como ação especifica do homem na natureza possa, em certo sentido, ser encontrada no Marx, nem por isso ela dispensa uma comprovação de uma antropologia genética. Em suma, é uma tese forte que aparentemente não possui lastro em trabalhos empíricos.

           

REFERÊNCIAS
VYGOTSKY,L. Pensamento e linguagem. CAP 2.
OLIVEIRA, Marta K.  Vygotsky.CAP 3.


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