segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica (Piaget)

           Uma análise sobre a teoria piagetiana, apresentada nas primeiras semanas do curso, nos permite ver uma forma mais lógica do desenvolvimento, onde se tem uma divisão (em etapas) do desenvolvimento cognitivo sem possiblidade de pular essas etapas. De certa forma, a teoria piagetiana pode ser um auxílio na identificação (ou não) de um problema de desenvolvimento em uma criança, uma vez que o organiza e estipula atividades e capacidades nos 4 estágios (sensório motor, pré operacional, operatório concreto, operatório formal), além de dividí-los por idade.
            Porém, existe também um outro fator que deve ser levado em conta e que Piaget não inclui em sua teoria que é o fator do ambiente onde se dá o desenvolvimento. As  etapas do mesmo podem ser alteradas pela influência do meio em qu se vive. Por exemplo, às vezes é preciso considerar que duas crianças de mesma idades difiram no nível de aprendizado escolar por viverem em famílias que adotam culturas diferentes (não relacionando diretmente com o finaceiro) .
             O fator do desequilíbrio proposto por Piaget é muito útil também ao fator aprendizado. É interessante pois temos então um aprendizado proveniente de uma situação onde houve um desconforto. O conhecimento fica mais consolidado nesse caso.


Filipe Modesto - RA102304

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