domingo, 22 de maio de 2011

Semanas 5 e 6

          Ana Carolina Inuy- Dança- 090318   


               A relação entra pensamento e linguagem é inegável, mesmo para os que nunca tiveram contato com a teoria de Vygotsky, e que talvez não saibam explicá-la. Porém, analisando sob um olhar mais sensível e menos prático, essa relação pode tomar outra perspectiva.
                Essa ligação possibilitou muito para a teoria de Vygotsky, que nos trouxe questões como o fato de o progresso do pensamento e da linguagem serem distintos.  As demais conclusões do próprio, como a transição da fala oral para a fala interior, e a dependência das duas, entretanto, não são inéditos, e acredito que o significado de linguagem possa ir um pouco mais além.
                Afinal, o que é linguagem, senão a materialização do pensamento, a expressão do mesmo pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais. Na teoria vygotskyana, o significado aplicado para a palavra linguagem é apenas aquele que se refere à linguagem falada. Acredito que os fatos possam ter se distorcido um pouco após passarem pela tradução do russo para o português, afinal, o tradutor é responsável por uma traição, o que justifica inclusive a origem da palavra.
                Vygotsky, como um demonstrador de admiração do pensamento sensível, segundo sua biografia que revela sua experiência com literatura, teatro, e artes, concordaria que é possível materializar um pensamento, ou transmitir uma mensagem através de uma coreografia de dança sem usar nem ao menos uma palavra. A comunicação seria menos clara, mas permitiria inúmeras interpretações, mais significados diante de um único signo.  A linguagem do braile também se dá sem a presença da oralidade, entretanto, cada signo possui seu significado correspondente convencionado.
                Claro que não se espera que toda a comunicação cotidiana possa ser feita dessa maneira. Que mensagens simples, como: “Onde é o banheiro?”, que exigem respostas imediatas, possibilitem inúmeras interpretações. Esse questionamento pode parecer a princípio, confuso e só um devaneio, mas acredito que não poderia deixar de citar a dança, e demais campos artísticos, como possíveis transmissores de pensamentos, e materializações dos mesmos.
Bibliografia:
VYGOTSKY, L.S.- Pensamento e Linguagem- 2ªEd- São Paulo: Martins Fontes, 1998

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