segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Semana 3 e 4 - Desenvolvimento e Aprendizagem.

Análise Semana 3 e 4 – Desenvolvimento e Aprendizagem

Kelly Aparecida Caetano
RA: 102960

Com base nas aulas da semana 3 e 4, notamos que sem dúvidas as relações entre desenvolvimento e aprendizagem são temas fundamentais no trabalho de Vygotsky.
O fato é que para Vygostky está ligado a Aprendizagem à Desenvolvimento à Aprendizagem. A criança começa a aprender antes de ir para a escola, nesse período ela aprende por “mediação simbólica” e por “imitações”, através dessas imitações, que em um primeiro momento não pode fazer muito sentido mais tarde ela faz uma ação sabendo o real sentido. Como foi o caso do filme “O milagre de Anne Sullivan” onde a garota Helen Keller que é surda e cega, começa a imitar a Anne – para Vygotsky esse é o chamado nível de desevolvimento real (NDR) e as coisas que ela imitava não fazia o menor sentido, mas Anne sabia que por trás de uma garota aparentemente como macacos, imita e sempre imitará, atrás de tudo isso Anne acredita no nível de desenvolvimento potencial (NDP) da criança, ela sabia que mais tarde ela poderia entender tudo aquilo que estava ensinando, ou melhor, fazendo ela “imitar”. No final do filme exatamente tudo que a Anne esperava aconteceu, foi de fato, “o milagre” a criança percebeu o real sentido da água, da árvore e até mesmo dos pais.
Em relação a um ensino de educação formal, no caso escolas em que nós professores de licenciatura devemos trabalhar é com o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que é a zona entre o desenvolvimento potencial e o desenvolvimento real. Ao lidar com alunos devemos conhece-los e saber as potencialidades deles. Por exemplo um aluno que apresenta um ciclo completo de um determinado assunto é o NDR, e por outro lado um outro assunto a criança ainda não mostrou, mas consegue fazer sozinha é o NDP, e o espaço que existe entre o NDR e o NDP que é a zona proximal, onde os professores ajudam os alunos a promover a aprendizagem, nessa etapa por mediação, ou símbolos que os alunos vão adquirindo o conhecimento. Através de uma imitação  a criança mostra que aquilo tá internalizado, que de uma forma simples, ou não, ela possui um saber sobre o que faz. Novamente, a escola tem que reservar mais tempo para as crianças brincarem e se reunir em grupos para expor as ideias. Com tudo, o grande papel da escola e do professor é levar a criança para a Zona de desenvolvimento proximal.

Referências:

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo. Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério)

Filme: O Milagre de Anne Sullivan (1962)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.