segunda-feira, 2 de maio de 2011

Teoria Piagetiana

Teoria Piagetiana

Kelly Aparecida Caetano
RA: 102960

O meu primeiro contato com a teoria piagetiana foi nesse curso, onde o primeiro mês foi reservado para essa teoria tão “rica”.
Piaget desde o início mostrou-se preocupado com o desenvolvimento através do meio onde a criança se encontra, isto é, o meio que proporcionar oportunidades de relacionar-se com outras pessoas, de poder observar o seu entorno desenvolvem-se mais rápido e possivelmente com um potencial melhor. Como por exemplo crianças no berço: as mães não devem deixar o berço coberto por “bichinhos fofos” e a criança não poder ver o que tem ao seu redor, como é o seu lar, ou então na escolinha a criança ficar no carrinho o tempo todo sem poder chegar próximo das brincadeiras.
Piaget diz que o peofessor deve ser interacionista, e levar os alunos a interagir, principalmente com os outros colegas, e assim vão construindo o conhecimento. O professor precisa trabalhar mais em grupo, deixar as crianças falarem e expor as ideias, a partir dos trabalhos em grupo que surgem os “desequilíbrios”, uma aula trabalhada em grupos onde cada um da uma sugestão e/ou opinião pode render muito mais que as aulas tradicionais, onde os alunos sentam em fileiras e só olham a nuca do colega, podendo assim se desconcentrar facilmente. O mais clássico das aulas tradicionais: ao final da aula a professora faz todos responderem em coro tudo que foi falado durante a aula, e quem não repetir do mesmo ritmo que boa parte da classe está sujeito a ser humilhado perante a classe toda, isso não está certo, afinal, uma humilhação a uma criança em desenvolvimento pode traumatizá-la.
Toda criança passa pelas chamadas etapas de desenvolvimento cognitivo, que são: Sensório-motor (0 – 2 anos); Pré-operatório ( 2 – 7,8 anos); Operatório Concreto (8 – 11 anos); Operatório formal (11 – 14 anos). Cabe ao professor saber reconhecer a etapa que cada aluno se encontra, como por exemplo: um aluno que demonstra mais dificuldades em um assunto que boa parte de uma turma de 9 anos deve ser porque ele ainda não possui a etapa do desenvolvimento Pré-operatório concretizada, o professor deve causar o desequilíbrio nesse aluno ajudando-o a desenvolver essa etapa que ainda não concluiu.
A parte que entra o bom trabalho de cada professor e também do meio sócio-cultural é ajudar que todos possam desenvolver bem essas etapas, porque pode um indivíduo chegar na fase adulta sem conseguir realizar determinadas atividades por falta de um incentivo quando criança, e não sou poucas as pessoas que passam por isso, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.