segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica - Piaget


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL 511 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª Heloísa Matos Lins
ALUNA: Carla Renata Silva       RA: 059556
Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 partes:  sensório-motor, pré-operatório, operações completas e operações formais.
 Apesar de acreditar que esse desenvolvimento se dá por construções de estruturas mentais que representam um avanço mais biológico, ele também diz que para aprender é necessário  um desequilíbrio que não deve ser exagerado pois a criança pode passar mais rápido por alguma das fases mas não consegue pular nenhuma delas. Esse desequilíbrio pode ser causado pelo meio ou por outras pessoas (até mesmo outras crianças), e daí vem à importância do ambiente cooperativo que ele cita, ou seja, Piaget acredita que para desenvolver-se é necessário também interação com o meio para sair da zona de conforto intelectual.

Bibliografia:

LA TAILLE, Y. de. O Lugar da Interação Social na Concepção de Piaget. In: LA TAILLE, Y de., OLIVEIRA, M.K., DANTAS, H. Piaget, Vygoysky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992

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