domingo, 15 de maio de 2011

ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 5 e 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511I – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: Filipe Assis Couto RA: 081402
ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 5 e 6

Para Vygotsky, os humanos se valem de instrumentos como mediadores de suas relações com o ambiente, e dessa forma desenvolvem as funções psicológicas superiores. Dentre esses instrumentos, a linguagem tem fator fundamental em sua teoria pois é a principal ferramenta de mediação simbólica, e um “fenômeno” que aparece unicamente na espécie humana. Apesar de haver comunicação entre outras espécies de animais, não considero plausível considerar a existência de linguagem fora da espécie humana, visto que essa comunicação se baseia principalmente em sinais sonoros e gestos de caráter primitivo, e não signos propriamente ditos.
Um aspecto que me chamou a atenção foi Vygotsky considerar o desenvolvimento da linguagem na espécie humana como resultado da necessidade dos indivíduos se comunicarem de forma mais sofisticadas para poderem trabalhar em grupo. Esse tipo de pensamento é totalmente compatível com a influencia das teorias de Marx em Vygotsky. Porém, se considerarmos como trabalho atividades como caça, e alterações no ambiente, acredito que outras espécies animais trabalham, porém não desenvolvem um sistema de linguagem. Portanto, concordo que a linguagem se desenvolveu em função do trabalho na espécie humana, mas me parece que também se pode considerar que foi a capacidade humana de se utilizar ferramentas simbólicas como a linguagem que possibilitou o aprimoramento do trabalho. Dessa forma não consigo perceber uma explicação para o porque de os humanos desenvolverem a linguagem e outras espécies não.
Outro ponto que me chamou a atenção é a diferenciação entre o sentido de uma palavra, que é uma generalização aceita entre membros de um grupo, e o significado, que é o que a palavra representa para cada indivíduo, e como o sentido e significado podem se alterar de acordo com a trajetória do grupo e do indivíduo.
Sobre a fala egocêntrica, percebe-se que ela tem uma importância crucial na teoria de Vygotsky, pois é através dela que a criança começa o processo de interiorização da linguagem, usada até então apenas como ferramenta de comunicação social, e portanto é um processo essencial para o desenvolvimento da linguagem. Nesse aspecto não consigo compreender com clareza a ideia de Vygotsky, pois me parece que ele faz uma divisão muito clara entre a fala usada apenas para comunicação social e o processo de internalização que dá origem ao pensamento, quando me parece plausível acreditar que essas duas funções da linguagem possam se desenvolver simultaneamente.

Filipe Assis Couto Ra: 081402

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