domingo, 15 de maio de 2011

Análise crítica semana 05 e 06

Como a linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos, a questão sobre o seu desenvolvimento e suas relações com o pensamento ocupam lugar central na obra de Vygotsky.  Esta é considerada um fator essencial para a formação da consciência, por meio dela as funções mentais superiores são socialmente formadas e transmitidas.

Segundo Vygotsky existe uma fase pré-linguística no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da fala. Os sons iniciais da vida da criança e mesmo suas primeiras palavras são claramente estágios do desenvolvimento da fala e não têm nenhuma relação com a evolução do pensamento. Essas manifestações geralmente têm sido consideradas uma forma de comportamento predominantemente emocional, caracterizando a fase pré-linguística da fala. No entanto, existem processos sociais que também interferem nessa caracterização da fala, sendo chamada de fase pré-intelectual. È interessante observar que durante o crescimento do individuo as curvas de pensamento e fala iniciam uma aproximação e dão origem á uma nova forma de comportamento.

      Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que teria como função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, profundamente ligada ao pensamento.

           O homem é visto como um ser social que produz cultura em uma determinada sociedade e é nessa interação que vai ocorrer a aquisição de conhecimento. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (percepção, memória, pensamento e linguagem) tem esse caráter social, histórico e cultural. Tudo isso vai refletir imensamente na nossa fala e no nosso pensamento, tornando o simples ato de articular palavras um mediador entre o pensar e o mundo externo.

Referencias: 
LURIA, A. R. - “A Atividade Consciente do Homem e Suas Raízes Histórico Sociais” in Curso de Psicologia Geral. RJ: Civilização Brasileira, 1991. (Vol.I)
VIGOTSKY, L. S. – “As raízes genéticas do pensamento e da linguagem” in Pensamento e Linguagem.


Nome: Julia Medici               
RA: 091751  
EL511 – Psicologia e Educação              
Análise crítica – Linguagem e Pensamento

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