sábado, 28 de maio de 2011

Metodologia do seminário "Estratégias de ensino e aprendizagem"





Em um primeiro momento a construção do seminário será embasada em autores que debatem a teoria vigotskyana e no próprio Vigotsky para o grupo poder apoiar-se para refletir a respeito das práticas do professor em sala, como essas vêm ocorrendo e como deveriam ocorrer. Contudo, sem ambicionarmos uma reposta objetiva, mesmo porque não há só um caminho, mas com o intuito de incitarmos a discussão entre o grupo e a sala, para nós, futuros professores refletirmos a respeito de nossa própria prática e tentarmos evitar alguns erros que usaremos como exemplo.
Ao realizarmos as visitas em sala de aula, pretendemos analisar a forma como o professor expõe o conteúdo de sua disciplina e com base na teoria, em entrevista com os alunos e com o próprio professor analisarmos se essa forma é a mais satisfatória para o ensino e a aprendizagem, e com isso tentarmos explorar novas estratégias com base na teoria estudada. Além disso, um ponto fundamental que é extraído das correntes vigotskyanas é a forma pela qual o professor estereotipa o aluno e com isso limita sua forma de ensino se o considera incapaz. É fácil notar que isso é muito recorrente nas escolas, aonde alguns professores chegam a rotular uma turma toda com a mesma característica. Isso poderá ser percebido por meio das visitas e das entrevistas, onde perceberemos um pouco do ponto de vista do professor em relação aos alunos, e se esse mesmo aluno sente-se subestimado pelo professor, e suas necessidades. Tentaremos com isso, entender o papel do professor, e segundo Vigotsky o aprendizado acontece de forma mediada, portanto o professor seria o que impulsiona o aprendizado do aluno. Será que isso é encarado dessa forma por esse professor? E o que deveria ser feito em sala de aula tendo-se em mente essa função?
Nossa exposição pretende ser o mais dinâmica possível, com base em questionamentos para a turma, exposição de slides com imagens e pontos essenciais de reflexão, alguns trechos de filmes que ilustram o tema e colaboram com uma exemplificação da análise, para com isso, o tema tratado tornar-se mais claro e mais instigante para a turma, e gerando-se discussão, torna-se mais rica a reflexão.
Com toda certeza esse trabalho de pesquisa, sua exposição e a discussão com a sala terminará por nos deixar com mais questões do que respostas, mas isso que enriquecerá nossa formação, pois nos levará a uma constante reflexão acerca de nossa prática como professores.

Bibliografia

VYGOTSKY. Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais.
Werner, Jairo. Saúde e educação - Desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Educação em diálogo, vol. 5. Rio de janeiro: Gryphus, 2005.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a Educação: Contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1988.

Fernanda C. S. Ramos (102242)


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