segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise critica S3 e S4: Desenvolvimento e Aprendizagem.

Universidade Estadual de Campinas
Psicologia e Educação I
Aluno: Filipe Assis Couto


Fica claro que para Vygotsky, os processos de desenvolvimento e aprendizagem nos seres humanos dependem da interação do sujeito com o seu meio social e da relação com seus iguais. Além do mais, o que diferencia o desenvolvimento humano das outras espécies animais é a característica de utilizar instrumentos como mediadores de sua relação com o meio.
Acredito que o uso de símbolos como instrumentos psicológicos atuando como mediadores da relação dos humanos com o meio seja realmente o que os diferencia dos animais. A capacidade humana de criar símbolos permite a organização de estruturas complexas, e principalmente, permite que se compartilhe o conhecimento com os demais. Acredito que isso possa ser bastante exemplificado pela música. O desenvolvimento da escrita musical está intimamente relacionado ao desenvolvimento da música ocidental. Foi a partir da escrita que se possibilitou a composição de obras musicais complexas, e que essas obras fossem transmitidas e estudadas por gerações futuras.
Com relação ao desenvolvimento, acho interessante a ideia de que ele é “puxado” pela aprendizagem. Isso fica bem exemplificado na história de Kasper Hauser, que apenas começou seu desenvolvimento quando se viu cercado por humanos. No ensino de musica isso tambem pode ser observado. O processo para se tocar um instrumento musical por exemplo, exige entre outros fatores, um desenvolvimento biológico (tanto mental como físico/muscular), porém, esse desenvolvimento só acontecera a partir da tentativa de se executar algum tipo de material musical, uma peça ou escala por exemplo. Dessa forma, o aprendizado do material musical a ser executado ira puxar o desenvolvimento técnico com o instrumento.
Dentro ainda do ensino de um instrumento, podemos observar a impronúncia do professor como mediador no processo de aprendizagem. É ele que deve orientar o aluno, apresentar “atalhos”, e propor um material adequado para o estudo desse aluno, algo que esteja dentro de sua zona de desenvolvimento proximal. Além disso, o contato com alunos em estágio semelhante de desenvolvimento pode ser extremamente vantajoso, visto que o aprendizado de um instrumento envolve o desenvolvimento de habilidades diversas.
Outro fator importante para Vygotsky, o da imitação, é também central no estudo musical. O estudante sempre irá copiar, seja o professor, os colegas ou os artistas preferidos. Porem, essa copia deve ser feita de forma ativa por parte do estudante, de forma a não buscar a simples imitação, mas sim, se apropriar de matérias, tanto técnicos quanto musicais de outras pessoas, a fim de interiorizar e manipular esses objetos. Acredito que esse seja um dos caminhos pelo qual ocorre o desenvolvimento da música. Se não houvesse imitação, cada indivíduo tocaria algo diferente, não poderíamos falar em estilos musicais, como samba ou bossa nova. Porem, se a copia fosse um mero processo de imitação, não haveria a evolução do samba para a bossa nova por exemplo.

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