segunda-feira, 16 de maio de 2011

Análise crítica referente às semanas "05" e "06"

Nome: Shellen Grace  RA.: 106951
Profª. Dra.: Heloísa Lins                      Disciplina: EL – 511 I

        Para Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento está intimamente ligado ao desenvolvimento da fala, pois não há pensamento sem linguagem. E esse desenvolvimento ocorre “de fora para dentro”, ou seja, do social para o individual, diferentemente da visão de Piaget, que considera que esse desenvolvimento se dá “de dentro para fora”.
            Na comparação do desenvolvimento do pensamento humano com o dos antropoides, Vigotsky observou que neles poderiam ser encontradas as mesmas formas que precedem o pensamento humano anterior a linguagem. Mas, nesses animais, o pensamento não se desenvolve, porque eles possuem apenas a “inteligência prática” (só conseguem lidar com problemas simples de alteração do ambiente para fins específicos). Esse “pensamento elementar/simples”, que não depende da linguagem, é o que Vigotsky denomina de fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento. Os macacos também utilizam um tipo de linguagem (gestos, expressões, sons) em que se expressam emocionalmente. Essa fase do desenvolvimento da linguagem é a pré-intelectual, pois esses gestos não têm função de signo.
            Por esses processos é que ocorre a interiorização da fala no ser humano. Primeiramente, a nossa fala é exterior (pré-intelectual), socializada, com função comunicativa; em um segundo momento, passamos a utilizá-la para nós mesmos, sem a função de querer comunicar algo para alguém (fala egocêntrica, considerada como estágio transitório para a fala interior); quando essa fala é interiorizada, aprendemos a utilizar a linguagem como “instrumento de pensamento” (OLIVEIRA, p. 52).
            Com essas observações que Vigotsky conclui que o pensamento e a fala têm raízes diferentes e suas trajetórias também, sendo independentes uma da outra, mas que, em determinado momento, elas se cruzam. E é no cruzamento dessas duas fases (pré-verbal e pré-intelectual) que o pensamento virá a ser verbal e a linguagem se tornará racional no ser humano. Esse é o momento em que ocorre o desenvolvimento de nossa espécie: o biológico passa a ser sócio-histórico.
           
Referências Bibliográficas:

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997 (Pensamento e ação no magistério).
VYGOTSKY,L.S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. SP. Martins Fontes, 1998.

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