segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica - Aprendizagem e Desenvolvimento

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL 511 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª Heloísa Matos Lins
ALUNA: Carla Renata Silva       RA: 059556

    Vygotsky dá mais ênfase à interação do indivíduo com o meio. Ele acredita que o indivíduo não consegue aprender sem interagir com as pessoas e a cultura. Mas para essa interação ter efeito sobre o indivíduo, ela deve ocorrer na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que está entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança conhece) e o nível de desenvolvimento latente (o que a criança pode aprender com a mediação), caso contrário a criança não vai se desenvolver pois estaremos ensinando a ela algo muito avançado.
    Outro ponto importante é que para Vygotsky, primeiro nós aprendemos para depois nos desenvolver e ele cita no texto que “o único ensino bom é o que se adianta ao desenvolvimento. Além disso, ele acredita que a imitação não é apenas uma reprodução de um gesto, quando imitamos, estamos interiorizando algo para podermos aprender e nos desenvolver.

Referência

OLIVEIRA, M. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP. Scipione, 1997. (pensamento e ação no magistério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.