domingo, 22 de maio de 2011

análise crítica - aulas 5 e 6

A abordagem ao tema “aprendizagem e linguagem” será feita a partir de experiências práticas na escola “Sítio do Faz de Conta”, onde realizo estágio de observação.
Após leituras de Vygotsky sobre o tema, alisa-se que o autor considera que o sugimento da linguagem foi uma condição – aliada ao instrumento – que levou à formação da estrutura complexa de pensamento no homem. As funções da linguagem, de acordo com Luria (1991), são a discriminação de objetos, abstração e generalização, possibilitando, assim, a transformação daquilo que é primariamente sensorial em racional.
Ainda, Marta Khol (1997) afirma que existem diferentes fases nesta relação. Uma delas é a fase pré lingüística da formação do pensamento, na qual há a utilização de instrumentos, e a inteligência é analisada como prática. A linguagem também possui uma fase pré intelectual, na qual sua função principal é o alívio emocional, e não a formação do pensamento.
Considerando tais inter-relações, fiz uma experiência na minha análise das aulas de estágio. Anotei, ao longo das visitas, as frases ditas pelos alunos durante as aulas de educação física, durante as rodas de discussão ou em meio às atividades.
As aulas de educação física são inúmeras vezes consideradas ‘práticas’  e, nega-se, portanto, seu caráter ‘racional’ e a necessidade da utilização do pensamento. Assim sendo, me vali dos dizeres dos alunos para avaliar o quão significativas eram as atividades propostas, e o quanto conseguiam absorver das indicações da professora para realizar as atividades.
Aqui vai um trecho da análise, com um quadro que contém as palavras que mais se repetiram nas aulas de primeiro ano e quinto ano durante a pesquisa. A pesquisa completa se encontra no relatório do estágio.
“Estímulo duplo”, “Regras”, “Pensar na brincadeira”, “Recuperar e continuar no jogo”, “Não aceitar”, “Choro”, “Escolha”, “Demora”, “Último”, “Participação”, “Ganhar” Não participou”, “Controle”, “Eficiente”, “Dificuldades”, “Estímulo”, “Experimentar”, “Necessidade motoras”, “Competição”, “Saudável”, “Êxito”, “Perder"
Quadro do primeiro ano
“Classificação”, “Ritmo”, “Direcionada”, “Poucos”, “Complexo”, “Desinteresse”, “Desistência”, “Deficientes”, “Filas”, “Espera”, “Aproximação”, “Monótona”, “Repetitiva”,“Estratégia”, “Divisão meninos x meninas”, “Participação efetiva”, “Esquecido”,  “Cordas”, “Já conhecido”, “Desafio”, “Aplaudido”, “Realizável”, “Competição”, “Jogo”, “Esporte”, “Regras”
Quadro do quinto ano
Referências:
OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997 (Pensamento e ação no magistério).
LURIA, A.R. Curso de psicologia geral. RJ: Civilização Brasileira, 1991 (Volume I)

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