sexta-feira, 27 de maio de 2011

Outro livro interessante sobre afetividade


O livro (lançado recentemente pela Editora Casa do Psicólogo e já esgotado, embora possa ser feita a compra do download), trata, entre outros aspectos, de como os objetos do conhecimento podem se tornar mais próximos ou mais distantes dos aprendizes, através da concepção de que a afetividade ("positiva" ou não) é parte intrínseca da relação ensino-aprendizagem, ou seja, do que vivenciam professores e alunos:

http://www.casadopsicologo.net/casadopsicologo/proximidade-e-distanciamento.html

Sumário:
Parte I – Proximidade e distanciamento: implicações para a pesquisa em psicologia; Capítulos: 1. O respeito às diferenças e a alternância de condição entre sujeito e objeto do conhecimento: questões de proximidade e distanciamento; 2. Proximidade e distanciamento: contribuições do conceito piagetiano de descentração para a pesquisa em psicologia; 3. Proximidade e distanciamento na pesquisa acadêmica do professor de ciências sobre a sua própria prática; 4. A difícil arte de aproximação e distanciamento do pesquisador em psicologia; Parte II – Proximidade e distanciamento: relações eu-outro; Capítulos: 5. Aproximação, distanciamento e negociação de sentido em relações eu-outro no diálogo psicoterapêutico; 6. Histórias de aproximação: construção e manutenção de vínculos afetivos entre crianças em uma situação provisória de abrigo; 7. Proximidade /distanciamento: a intercorporeidade e a mútua constituição eu-outro-ambiente; 8. Aproximações e distanciamentos eu–outro nos processos de desenvolvimento: a questão do tempo; Parte III – Proximidade e distanciamento: contribuições para o processo educativo; Capítulos: 9. Reduzindo distâncias: a resiliência como elemento para aproximação entre o indivíduo, a família e a escola; 10. Aproximação e afastamento na relação entre crianças e as práticas de leitura: o papel da mediação pedagógica do professor; 11. Proximidade e distanciamento na escola: educação e gestão de conflitos entre pares; 12. Proximidade, afastamento e práticas pedagógicas: mediações possíveis entre o indivíduo, a família e a escola.

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